A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Erdinger - Elaborada segundo as leis de pureza


Já há algum tempo que queria falar da Erdinger Weissbier, uma das primeiras cervejas estrangeiras que conheci e bebi. Faz-me recordar bons momentos em que a bebi numa casa bela antiga que morei, mas também de uma noite em que eu e o meu grupo de amigos fomos a pé até aos Campos Mártires da Pátria, onde se realizava uma Oktoberfest no jardim, organizado, pelo Instituto Goethe e outras entidades. Foi muito animado, com tendas montadas, comida típica Alemã como as tradicionais salsichas e claro está uma das rainhas daquele evento, era a Erdinger senão me engano. Recordo-me de ter bebido algumas e de voltarmos (já aquecidos) novamente a pé para casa.
Pena que depois nunca mais voltaram a fazer esta festa no jardim público. (ainda organizaram mas no jardim dentro do próprio Instituto.) (*1)

Tal como foram muito agradáveis esses momentos, é igualmente muito agradável beber uma Erdinger, uma cerveja refrescante, de cor dourada e turva, naturalmente como são as cervejas de trigo, com uma boa formação e retenção de espuma branca, duradoura especialmente se for no seu próprio copo. Uma cerveja com boa carbonatação, com um fantástico aroma a banana e sabor idêntico, muito equilibrado, suave, sem amargor acentuado, diria até adocicado e que se bebe muito bem, com 5.3% ABV, e elaborada sob a égide da Reinheitsgebot (lei de pureza da cerveja). (*2)
Uma das minhas cervejas de eleição.

(*1) http://lisboa-livre.blogspot.com/2010/09/24-26-de-setembro-2010-oktoberfest.htm

(*2) https://blog.famigliavalduga.com.br/lei-da-pureza-alema-como-ela-influencia-na-qualidade-das-cervejas/

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Erdinger Dunkel


A Erdinger Dunkel é uma weizen escura com paladar adocicado devido ao facto dos maltes serem mais tostados e de aroma complexo fruto da mistura de aromas a banana e cravinho das weizen tradicionais. (*1)

Fundada em 1886 na região da Bavaria, por Johann Kienl, a Erdinger Weissbraü dá inicio ao seu percurso de sucesso como produtora de weisenbier -  weizen (=Trigo). A família Brombach foi a principal impulsionadora da cerveja como a conhecemos hoje em dia. O Sr., Franz Brombach tomou posse da cervejeira em 1950, passando o seu legado para o seu filho em 1975, e até hoje, o Sr. Werner Brombach gere a cervejeira para que a tradição, qualidade e notoriedade associadas à marca Erdinger, permaneçam intactas nos mais de 70 países em que está presente. (*2) 

Esta cerveja de trigo é uma cerveja de cor castanho escuro com uma excelente formação e retenção de espuma cor marfim. Aromas a banana e malte. Na boca sente-se a suavidade do malte de trigo e uma doçura no final de boca. Uma excelente cerveja com 5% ABV produzida segundo as leis da pureza da Baviera.

() https://www.clubedomalte.com.br/Produto/cerveja-erdinger-dunkel-garrafa-500ml-76769 

() http://www.dcnbeers.com/brands/erdinger

https://de.erdinger.de/biere/dunkel.html