Do país do som romântico e melancólico das mornas e da sua rainha, Cesária Évora, chega aqui ao blog, o sabor da cerveja Cabo Verdiana; Strela, produzida na fábrica da Cidade da Praia pela Sociedade Cabo-verdiana de cervejas e Refrigerantes (SCCR). (*1)
Produzida desde 2006 na Praia, esta cerveja pertencente ao grupo ECCBC - Equatorial Coca-Cola Bottling Company, era já em 2009 a segunda cerveja mais consumida em Cabo Verde, cobrindo 35% do mercado, sendo actualmente a primeira bebida do país. (*2)
É mais conhecida como "Fidju di Téra" (que atrávés de uma pesquisa que fiz quer dizer: "Nativo", segundo um interessante dicionário bilingue Português-Crioulo) (*3)
Tenho lá por casa um cd que gostava muito de encontrar e que me foi gentilmente oferecido por um amigo Cabo Verdiano, creio se não estou em erro, que se tratava do "Tributo a Humbertona" dessa grande referência e lenda do violão Cabo Verdiano, o mestre Sr. Armando Tito, do qual deixo um vídeo em dueto com a vocalista Brasileira Jabu Morales da banda multicultural Ayom, e também um link sobre os alguns virtuosos guitarristas que tão bem tratam o violão nesse país nosso irmão. (*4)
Deve ser pois um casamento perfeito, (infelizmente nunca fui a Cabo Verde) sentado numa esplanada ou numa praia Cabo Verdiana a beber uma Strela bem refrescante de cor dourada, transparente, carbonatação média, com um a dois dedos de espuma branca que faz rendilhado no copo, aroma nítido a malte, sabor suave típico de uma pilsner, corpo leve e um ligeiríssimo amargor no final, com 5% ABV.
De salientar que aqui faço menção à Strela Kriola, mas também já experimentei a Strela com o rótulo azul.
Cabo Verde - Imagem retirada do link (*5) |
(*3) http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/705
(*4) https://www.caboverdeamusica.online/guitarristas-cabo-verdianos/
Sem comentários:
Enviar um comentário