A Kirin Ichiban é peculiar no seu processo de fabrico. Elaborada com o mais puro malte, lúpulo e água que ao contrario de outras cervejas apenas a primeira prensagem (first press) do mosto é utilizada. Por isso é denominada Ichiban que significa "primeira" e "melhor" em Japonês. Esta técnica oferece sabores e aromas únicos à Ichiban, para além de ser uma cerveja suave ao contrário das cervejas com 100 % que normalmente são fortes e encorpadas. (1*)
A ideia deste blog nasceu pelo meu interesse em cerveja. A referência ao "Charco", tem a ver com a cervejaria de Lagos que o meu saudoso Tio me deu a conhecer e onde me sentava com uma bela caneca, ora lendo um jornal de música, ora sonhando em ter uma banda, ora perdido em pensamentos com uma paixão do liceu.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
Kirin Ichiban - First Press
Achei curiosa a imagem desta cerveja Japonesa quando a vi, tanto pelo rotulo com aquele desenho artístico de um macaco ou daquela curiosa figura de um animal japonês, como pelo interesse em provar cervejas daquele país. Foi a segunda marca depois da Sapporo (na altura ainda não tinha o blog).
A história desta cervejaria remonta a mais de um século atrás, quando em 1885 foi fundada a Japan Brewery Company, precursora da Kirin, que em 1888 começou a fabricar então esta marca. Em 1907 muda o nome para Kirin Brewery, apostando na qualidade da cerveja que utilizava ingredientes alemães e investindo em instalações. A ênfase na qualidade leva-a até ao primeiro lugar entre as cervejas japonesas e o lançamento da Kirin Ichiban em 1990 gerou vendas recordes. (*2)
Na prova que fiz achei que fez uma boa formação de espuma branca de um a dois dedos, cor dourada, boa carbonatação. Aroma com presença de malte bem vincado. O Sabor é igualmente maltado e saboroso e tem amargor, suave mas com bom amargor no final. Com 5 % ABV é uma cerveja que se enquadra dentro de uma lager mas agradou-me. Fiquei com boa impressão desta cerveja e se fosse melhor apreciador de comida Japonesa seria uma excelente ideia acompanhar com esta Kirin.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário