A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Caracu - Receita Subversiva


Imagem forte com um touro caracu, raça bovina desenvolvida no Brasil colonial com pelos lisos e avermelhados, sendo que a maioria apresenta a cor amarela ou baia podendo chegar a vermelho tijolo. (*1)
Caracu é uma cerveja do tipo Sweet Stout fabricada pela AmBev.
Em novembro de 1899 o empresário Carlos Pinho implantou a "Fábrica de Cerveja e Gelo" na cidade de Rio Claro. Um dos primeiros produtos lançados foi a cerveja preta batizada "Caracu".
E ao que parece são famosas as receitas de Caracu com ovo e amendoim, tidas como energéticas e mesmo afrodisíacas. (*2) (*3) 


Vi-a à venda a primeira vez numa loja de produtos Brasileiros e prendeu-me a atenção por ser diferente com a imagem forte e impactante de um touro da raça caracu
Com a curiosa frase de receita subversiva na lata é uma cerveja de cor preta, formação de espuma creme, retenção média de dois dedos.
Aroma a chocolate, malte tostado
Sabor a malte tostado, caramelo e adocicado 
Boa carbonatação e agradável de beber. 
Com 5,4% ABV deve ser boa para acompanhar um bom rodízio de carnes ou uma churrascada à Brasileira. 







Sem comentários:

Enviar um comentário