domingo, 14 de janeiro de 2024

Hei Hei Viiking (Strong Beer 12%)


Agarrei-a ali num super mercado Indiano da João XXI que costumam ter uma oferta variada de boas cervejas internacionais, foi um pouco sem pensar que a trouxe até porque hesitei em abri-la dada a sua forte graduação e o desconhecimento da cervejaria. 
Após ter tentado saber mais acerca desta marca nórdica, que no site oficial nos indica ser produzida pela A Harboes Bryggeri A/S que é a terceira maior cervejaria da Dinamarca e com uma subsidiária na Alemanha; A Darguner Brauerei GmbH.
Também fiquei a saber que a família Harboe, que já vai na 6ª geração, é coproprietária e administra a empresa desde 1883, juntamente com os acionistas. 
A cervejaria localiza-se em Skælskør, onde tudo começou e para além da Viiking, mais marcas são produzidas, com a Bear Beer.


Para além do que fui sabendo e lido alguns comentários, eis que um dia, depois de a ter colocado no frigorífico, ofereci-a ao meu cunhado que a partilhou comigo e não é que era boa e o álcool não se fazia sentir da maneira que eu pensava? É verdade que se deixou a cerveja respirar como se faz com o vinho e isso pode fazer a diferença.
Não fiz a avaliação na altura e agora faço-o recorrendo um pouco à memória que ficou mas acho que é merecido a referência neste blog e quem sabe se um dia não vou lá buscar outra e actualizo a apreciação. 
De cor amarela, um pouco opaca, formação de espuma branca com pouca retenção. 
Aroma a malte e muito agradável. 
Sabor algo adocicado (o que pode ser devido ao uso de xarope de glicose) e com a presença bem vincada dos 12% de álcool, mas não me pareceu aquele exagero que vi nalguns comentários em sites de prova de cerveja sobre o alto teor de álcool e o ardor que se fazia notar.
Quem sabe a repetir e talvez a  experimentar as irmãs de 8% e 10%
Lembrei-me derivado ao nome de uns desenhos animados que passavam na minha infância, ali pelo final dos anos 70 e talvez inicio de 80 do pequeno Wickie, cuja musica me ficou gravada e que inclusive acho que tinha o single. Pensei que a voz fosse do Tozé Brito, mas já vi um comentário no youtube que o cantor seria um tal de Nuno Dias. Que se lembra deste tesourinho ?










Sem comentários:

Enviar um comentário