A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

3 Horses (...e estrelas de figo do Algarve)


Desde a sua fundação quase há 400 anos atrás na Holanda, a 3 Horses tem sido um símbolo de superior qualidade. As suas origens remontam ao ano de 1628 onde a cervejaria "Drie Hoefijzers" (3 Horseshoes) estabeleceu-se em Breda. O nome foi inspirado na taberna vizinha de ferradores onde as pessoas apreciavam uma bebida, enquanto aguardavam que os seus cavalos fossem ferrados.
Em 1886 uma nova cervejaria foi construída, tornando-se a primeira marca de produção de bebidas não alcoólicas em larga escala, sendo alterado o nome para 3 Horses, mais fácil de pronunciar e memorizar. Desde 2007 que os maltes são produzidos na Alemanha com técnicas que garantem uma qualidade superior a esta icônica marca Holandesa. (*1)
Adquiri esta 3 Horses Classic (malte tostado) numa mercearia, e é uma típica bebida de malte, mas gostava muito de experimentar a outra Classic (de cor dourada) e/ou as outras variedades.


Tem um rotulo que diria clássico, é de cor escura, castanho escuro, formação de espuma bege de 1 dedo que depois rapidamente desaparece, é uma bebida com aroma a malte, mas também com um aroma que me fez recordar a doçaria Algarvia, nomeadamente os morgados de figo, os queijos de figo, ou as estrelas de figo, que tenho na memoria de comer quando ia a casa de uma das minhas tias, que morava no Algoz. Era algo que na altura nem gostava muito e até acho que comia só as amêndoas e deixava o resto. Felizes memorias e boas recordações. 

Estrelas de figo do Algarve

O sabor é adocicado (também a fazer lembrar os doces), e é composta por lúpulo, xarope de glicose e malte.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário