É comercializada em Angola através do grupo Castel Angola, onde penso que também é produzida nas fábricas que pertencem ao grupo, mas fiquei com a ideia de que na verdade, esta marca é originaria da Republica Democrática do Congo, nomeadamente na Bracongo, segundo o site, a sua cerveja preta mais antiga, mas também presente em vários países africanos. (*2)
Sinônimo de potencia, força, virilidade, é a recompensa perfeita para os mais fortes após um dia de trabalho duro. (*2). Palavras presentes no site, assim como no vídeo, cujas imagens representam bem a pujança que se quer associar à Doppel.
Esta cerveja do touro negro, fez-me recordar a brincadeira e o gozo que os meus amigos faziam em relação à cerveja preta, nomeadamente um deles que bebia este tipo de cerveja, por causa da pujança.
Gostei bastante desta cerveja, confesso, com um rotulo bastante engraçado com um touro (a fazer lembra o Ferdinando, filme de animação da Blue Sky Studios), de cor escura, castanho escuro, com formação de espuma bege, retenção média de um a dois dedos de espuma, carbonatação média, aroma de malte tostado, caramelo talvez, talvez um pouco de chocolate. Sabor bastante agradável, de caramelo adocicado e que apesar de ter 6,5% ABV, não se sente nada, é muito fácil de beber e escorrega muito bem. Cerveja algo adocicada e muito agradável mesmo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_(filme) |
(*1) https://grupocastelangola.com/produto/cervejas/doppel/doppel/