segunda-feira, 27 de maio de 2024

Köstritzer (and Movies)


A primeira vez que me recordo de ter visto esta cerveja penso que foi no saudoso Beers and Burguers, servida em torneira e num novo local na Miguel Bombarda, mas que se localizava antigamente no edifício do Monumental, partilhando o espaço com as salas de cinema, tendo esse encanto da 7ª arte, mas que depois se mudou para um novo espaço, perdendo a anterior magia e acabando por não resistir e fechar portas. Era um dos meus locais preferidos, que tenho memórias e que muitas vezes juntava duas paixões: O Cinema e a cerveja.

Imagens retiradas da pagina na TripAdvisor ainda existe (*2)

Já era para ter comprado este pack com a elegantíssima taça que o acompanha e claro para apreciar esta schwarzbier que tão bem está referenciada na ratebeer.
Um pouco da história da Kostritzer diz-nos que está localizada em Bad Köstritz, próximo de Gera, na Turíngia. A cervejaria foi fundada em 1543, sendo uma das mais antigas produtoras de schwarzbier na Alemanha.
E já agora esta curiosidade: Um dos maiores apreciadores da Schwarzbier (produzida pela Köstritzer) foi o famoso Johann Wolfgang von Goethe, que se sustentou apenas dessa cerveja no período em que ele esteve doente e incapaz de comer. (*1)
Bonito rótulo em tons de preto, vermelho e dourado quase fazendo referências à Alemanha e futibolisticamente falando lembrando a poderosa mainchaft, e com um bonito Brazão também. 
Apresenta-se com uma boa formação de dois dedos de espuma bege, com rendilhado no copo e uma considerável retenção média/baixa. Cor castanho escuro e luminosidade rubi.
Aroma a malte torrado e chocolate. 
Sabor muito suave a malte torrado, leve e muito fácil de beber, com ligeiro amargor em fim de boca. 
Com 4.8 ABV, é provável que seja uma cerveja que até agrade aos consumidores que não costumem beber cerveja preta.
Faz jus à qualidade de cerveja Alemã e ao estilo schwarzbier. (*3)