A Duvel foi das primeiras Belgas que conheci, mais precisamente no restaurante do Centre Belge de la Bande Dessinée, estava eu na altura de visita a Bruxelas onde a minha irmã estudava.
Num país que tem das melhores cervejas do mundo e que eu até brincava que se podia beber uma diferente todos os dias (...se calhar até é verdade) a Duvel é uma das clássicas e obrigatórias, uma Belgian Golden Ale com uns preciosos 8,5% ABV. de cor amarelo turvo, com uma excelente carbonatação e uma formação e retenção de espuma incrível e bastante duradoura, fazendo quase lembrar a textura de um pudim Molotov. Tem aromas a baunilha, frutos cítricos e florais, Na boca notas a baunilha, florais e um final de boca com um amargor bastante acentuado. Uma cerveja forte que confesso de que não gostava muito e não era das minhas favoritas, mas hoje em dia vejo-a (e saboreio-a) com outra perspectiva de que é uma grande cerveja.
A história da Duvel Moortgat é baseada no respeito pela tradição e valores de família. Hoje em dia já vai na quarta geração que cuida do legado do fundador Jean-Leonard Moortgat e dos seus filhos. Tudo começou em 1871 quando Jean-Leonard e sua esposa fundaram a fazenda da cervejaria Moortgat. Em 1900, os seus dois filhos Albert e Victor entram então neste negócio que crescia e inspirado pelo sucesso das cervejas inglesas Albert decide criar uma cerveja especial baseada no modelo britânico, tendo então viajado para Inglaterra à procura de uma cepa especifica de levedura que desejava e obtendo uma preciosa amostra de uma cervejaria escocesa. Entre 1918 e 1923 é lançada uma cerveja apelidada de "Victory Ale" para comemorar o fim da 1ª Guerra mundial e em 1960 a terceira geração da família Moortgat acreditava que a cerveja merecia um copo especial, é então que aparece o famoso copo Duvel. Mais momentos marcantes podem ser consultados no link em referência. (*1).
Vale bastante a pena ver o delicioso video sobre a história desta conhecida cerveja Belga.
Uma ultima curiosidade sobre o seu nome, que em Flamengo significa "Diabo"; Conta-se que em 1923, após degustação o fabricante de sapatos Mr. Van De Wouwer terá exclamado: "This is a real Duvel (Devil)" empolgado pelos potentes aromas desta cerveja (*2); (*3)
Sem comentários:
Enviar um comentário