quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Abbot Ale - Néctar do Abade


Em Bury St Edmunds, a casa da Abbot Ale, a fabricação remonta há 1000 anos atrás. Na verdade, no Domesday Book existem registos de cervejeiros que terão servido o Abade no grande Mosteiro da cidade.

Tendo sido herdado a sua experiência, o processo de fabricação de cerveja quase não sofreu alterações ao longo de centenas de anos, demorando sete dias para criar o pint perfeito da Abbot Ale. Sendo o seu processo de produção mais moroso apresenta notas frutadas, riqueza de malte com um equilíbrio soberbo de lúpulo, tendo sido já galardoada com a prestigiada Monde Gold Award. (*1)

E foi assim que por terras Algarvias me deparei com esta Abbot Ale da Green King, tendo-me despertado a curiosidade e tendo interesse em conhecer mais a escola inglesa levei-a comigo e não me arrependi, pois trata-se de uma cerveja de cor âmbar, translucida, formação e  retenção média com um a dois dedos de espuma. Aroma a caramelo, especiarias e sabor a malte, caramelo, notas a passas, sultanas e toffee com amargor no final de boca. Tem 5% ABV e confesso que é um estilo que ao inicio estranhei, mas que agora já se entranhou e aprecio. Boa cerveja.

(*1) https://www.greeneking.co.uk/our-beers/abbot-ale/


Sem comentários:

Enviar um comentário