terça-feira, 4 de outubro de 2022

Super Bock Oktober Edition Helles


Não, ainda não foi desta que a Super Bock conseguiu uma receita que me agradasse no que toca a edições da Oktober edition, pelo menos com a qualidade que já demonstrou na excelente edição comemorativa dos 90 anos e a condizer com a grande qualidade da maior parte das cervejas produzidas na Baviera. É certo que não sou conhecedor de muitas cervejas do estilo Helles, mas por exemplo quando equiparada com uma Spaten Helles deixa muito a desejar.

Já agora a título de curiosidade, Helles é um estilo de cerveja tradicional de Munique, de cor amarelo médio a ouro claro, com sabor a cereais e malte pilsen predominante e com amargor baixo a médio-baixo. (*1). Precisamente este é o estilo que os mestres cervejeiros da Super Bock tentaram recriar para esta segunda edição que é caracterizada por cor dourada, espuma cremosa e persistente, apresentando-se com um perfil maltado e doce, e o toque amargo dos lúpulos de notas herbais e cítricas. (*2) 

É pois de louvar a continuidade destas edições especiais pela Super Bock, que muito aprecio, e concretamente em relação a esta grande festa Alemã é das poucas marcas no nosso país a fazê-lo, mas confesso que depositava algumas expectativas nesta cerveja, já que a anterior não me tinha agradado, e apesar de ser um pouco melhor que a antecessora Märzen, ainda não foi desta que consegui afastar mais uma desilusão. 

É uma cerveja de cor dourada, com boa formação de espuma branca, carbonatação baixa, aroma característico do selo Super Bock, facilmente reconhecido por este aroma a malte, um pouco cítrico e herbal talvez. Sabor a malte, mas seco com amargor no fim, parecendo existir um certo desiquilíbrio entre o sabor do malte e o amargor. A informação do rotulo também deixa a desejar, pois tive de por os óculos para ver a informação da graduação alcoólica (4,9 % ABV). Apesar disso tem um rotulo bonito. 

Volto a frisar que é uma ideia engraçada da marca de Leça do Balio, mas continuo a ficar um pouco com as expectativas defraudadas, e isto muito por culpa da edição dos 90, porque depois desta fasquia elevada tudo o que veio depois (Oktober e Christhmas editions) não atingiram aquela qualidade, e atenção nada contra a Super Bock que sempre adorei e quem me conhece sabe bem a preferência que tive ao longo de muitos anos, de maneira que espero que continuem com estas edições e cá estarei para experimentar as próximas edições especiais.


(*1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Helles

(*2) https://www.superbockgroup.com/produto/super-bock-oktober-edition-helles/ 



Sem comentários:

Enviar um comentário