A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

terça-feira, 18 de abril de 2023

Nineteen, Vietname, Saigon...(Bia Saigon)


Um nome da Saigon, fez-me vir à memória o videoclip de uma música que esteve no top dos anos 80, era sobre a guerra do Vietname e repetia-se várias vezes a palavra Saigon. Não sei se quem estiver a ler se recordará, mas tratava-se de uma música em estilo "disco". Esta música cujo titulo era "19" e o seu autor era um tal de paul Hardcastle (algo que só notei passados estes anos todos), abordava precisamente a média dos soldados que eram enviados para esta famigerada e dramática guerra (e qual não é ?)


Vários foram os filmes de cinema que abordaram esta guerra de má memória, entre eles, alguns bem marcantes como o "Platton" com os actores; Charlie Sheen, Tom Berenger e Willem Dafoe, o "Born on the fourth of July" com o Tom Cruise, ambos do Oliver Stone, o "Apocalypse Now" do Francis Ford Coppola, com o Martin Sheen, Marlon Brando e Robert Duvall ou o "Full Metal Jacket" do Stanley Kubrick, alguns destes filmes com excelentes bandas sonoras.

https://www.warhistoryonline.com/vietnam-war/apocalypse-now-facts.html

Bem, mudando de assunto e virando a agulha para o principal deste blog; A cerveja, e a que falo aqui hoje, oriunda do Vietname, é a Saigon, ou Bia Saigon para ser mais preciso. É a marca líder da indústria da cerveja naquele país, com cerca de 140 anos de desenvolvimento. O sabor único da Saigon combina o espirito de generosidade dos habitantes daquela cidade e a riqueza da terra do Sul, tornando-a numa parte indispensável do dia a dia. (*1)
Quanto à prova; fez a formação de dois dedos de espuma e retenção média, cor dourada, translucida. Ligeiro aroma a malte como é normal nas lager. O sabor é suave com amargor no final e com sabor também é de malte, é elaborada com arroz, com 4.9% ABV. É uma cerveja que se bebe bem e acredito que saiba bem em ambientes quentes. (Vem-me à cabeça o inicio do "Apocalypse Now" e aquele ambiente abafado e à imaginação um cenário sobre filmes de guerra no Vietname de soldados a beberem uma Saigon nos cafés e bares, sob um tempo abafado e húmido...). A imagem de marca é muito bonita com um dragão sobre um fundo vermelho. Estava com alguma expectativa, e é uma cerveja interessante.

(*1) https://www.sabeco.com.vn/en-US/about-us

Sem comentários:

Enviar um comentário