segunda-feira, 22 de maio de 2023

Praxis e tradição cervejeira de Coimbra


Corria o ano de 2016 de boa memória e foi ali na pastelaria Flórida, que antes de ir jantar fora para ver um jogo de futebol na tv, experimentei ao balcão a Praxis Âmbar, recordo de na altura me ter agradado, uma cerveja de cor ruiva, encorpada e sabor acentuado servida numa garrafa com óptimo aspecto semelhante a uma garrafa pequena de vinho.


Passados sete anos voltei a bebê-la, fruto de uma oferta, e existia já essa prova de que voltaria a sentir o mesmo, mas eis que, inesperadamente não foi isso que senti, para minha desilusão. Foi uma cerveja um pouco diferente, penso que com menos graduação alcoólica, de cerca de 6% na altura para os 5,6% actuais, inclusive terei visto qualquer coisa na app ratebeer a confirmar isso. É uma cerveja produzida com água de Coimbra, cevada maltada, lúpulo e leveduras e 16 IBU. De cor âmbar e turva de carbonatação quase inexistente, formação de um dedo de espuma quase bege de pouca retenção e pouco duradoura. Aroma a açúcar caramelizado, caramelo, sultanas, talvez enchidos. Sabor a toffee, café, algo aguado, com acidez e amargor em final de boca que perdura. Como referi, fiquei com melhor impressão da primeira vez que a bebi, não sei se seria só pela diminuição do valor alcoólico ou alteração da receita.
Companhia de Cerveja de Coimbra
https://www.centralcervejas.pt/pt/sobre-nos/a-nossa-historia/

A cervejaria, fábrica e museu Praxis foi fundada por Arnaldo Baptista de 71 anos e veio devolver a Coimbra uma herança cervejeira, e mantém por esse motivo também, toda a história nas paredes do museu, desde a criação da companhia de cervejas de Coimbra em 1924, ao momento em que a cerveja substituiu o vinho nas tradições académicas e até aos primeiros passos da Topázio e Onyx. Apesar da ideia ter surgido nos anos 80 e ganhar forma nos anos 90, só em 2009 se tornou real. A ideia de criar a marca surgiu logo após o encerramento da última fábrica de produção de cerveja em Coimbra com o objectivo de preservar o património cervejeiro. A Praxis, gerida por Pedro Baptista, filho do fundador, produz 15 variedades e dispõe de diferentes marcas como é o caso das já citadas Topázio e Onyx, marcas adormecidas e que em 2017 voltaram a ser produzidas. (*1)

Sem comentários:

Enviar um comentário