A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

D. Jura !! Sai uma geladinha (Antarctica Original)


Não é brinquedo não, não é brinquedo não, dona jura muito esperta dando mole pro Tião, com cervejinha gelada e pastel de camarão. Quem se lembra desta música de ritmo bem brasileira que passava numa novela? Pois é achei engraçada esta associação e a imagem desta Antártica com o típico boteco, o calor é o ambiente de uma grande cidade como o Rio ou São Paulo. Bem podia ser eu lá sentado com uma geladinha e um bom pastel.

imagem retirada da Wikipédia (*1) 

Recuando no tempo; a Companhia Antarctica Paulista, oficialmente fundada em 9 de fevereiro de 1891, foi um grupo que originalmente produzia cerveja, e que posteriormente estendeu sua participação no ramo de bebidas, passando a industrializar, também, refrigerantes. Durante anos disputou a liderança do mercado cervejeiro com a Brahma, até que finalmente as companhias se fundiram dando origem à Ambev. (*1)
É não é que me está a saber muito bem? As espectativas não eram altas, por culpa de uma análise que tinha visto num canal do YouTube, mas não acho nada má não. O dia é de algum calor aqui e um pilsener cai sempre bem.
Amarelinha dourado de cor, muito boa formação de espuma branca e uma aceitável retenção com rendilhado no copo.
Aroma notório a malte. 
Sabor leve suave, com carbonatação média e quase sem amargor. 
Com 5% ABV, escorrega suave e agradavelmente bem pela garganta.
Manda aí mais uma aqui D. Jura. 





Sem comentários:

Enviar um comentário