A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

La Estrella de Galicia


Já não me recordo bem quando prestei atenção à Estrella Galicia, se foi quando comprei um six pack no El Corte Inglês que trazia um copo oferta, se foi em Lagos que trouxe um pack de minis da chamada "Especial", de qualquer maneira guardo na memória o travo amargo tanto da "Pilsen" com rótulo verde, como da "Especial", no entanto sempre com a boa recordação de as ter como companhia para ver os jogos do meu Benfica na tv.
Conta a história, que após regressar do México no final do sec. XIX, D. José Mª Rivera Corral funda em 1906 a fábrica "La Estrella de Galicia" na cidade da A Corunha, dedicada ao fabrico de gelo e cervejas, nome que recorda o que foi o seu negócio em Veracruz "La Estrella de Oro". 
Desde ai e depois de passar por várias gerações da família Rivera que em muito contribuíram para melhorar, engrandecer e tornar aquilo que é hoje a Estrella Galicia; Uma das grandes marcas de cerveja de Espanha, e que à data de 2012, ano que iniciaram uma expansão nacional imparável, chegavam a mais de 30 países em todo o mundo. (*1)
A cerveja que hoje apresento é a "Especial" com 5,5% ABV, de cor dourada, límpida e carbonatação média, com uma formação de espuma aceitável, deixa um "rendilhado" no copo. Um aroma que talvez combine o malte com o lúpulo a ser denunciado. O sabor tem uma presença do lúpulo que se faz notar, em especial no final de boca. 
É uma cerveja de que gosto muito mais agora do que ao inicio quando a bebi pela primeira vez, também porque com o passar dos anos (e com o aparecimento das IPA´s) comecei a apreciar mais as cervejas lúpuladas.
É com satisfação que a vou encontrando com mais frequência à venda em Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário