A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Albert


Uma original ideia foi o que tiveram os mestres cervejeiros da Trevo da Caparica e da Trindade, ao homenagearem Albert Lourtie. E quem afinal foi Albert Louie ? Pois foi um mestre cervejeiro que trabalhou na fábrica do seu Pai em Liège, na Bélgica. Durante a 1ª guerra mundial, foi preso e a fábrica destruída. Decidiu então mudar-se para Portugal em 1918, onde teve um papel importante na história da industria cervejeira nacional. (*1)

Para além da homenagem, a Albert Liège Spelt Ale, representa o que a colaboração entre a Trevo/Trindade pensa ser o o estilo de cerveja típica de Liége, onde se utilizava maioritariamente a Espelta, um cereal ancestral, popular no inicio do Sec. XX. Esta cerveja seria a que se serviria na Brasserie Lourtie-Dor.

A Albert é uma cerveja de cor âmbar, com formação de espuma bege de curta retenção. Aroma a caramelo e nota ligeiramente metálica. O sabor caramelizado é similar ao aroma. 4,2 % de teor alcoólico.

Achei bastante criativo e original o rotulo desta lata de 44cl.que mostra na parte interior como é que esta ideia surgiu, a historia de Albert e a sua composição.



(*1) https://www.nit.pt/comida/gourmet-e-vinhos/trindade-e-trevo-juntaram-se-para-criar-uma-nova-cerveja-portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário