É inevitável ao beber uma cerveja Mexicana e não pensar naquelas deliciosas cenas do "Desperado" de Roberto Rodriguez, como esta com o actor Steve Buscemi, quando ele entra num bar Mexicano, ao som do "Six Blade Knife" dos Dire Straits, e pede uma cerveja, uma tal de "Chango", que pelos vistos seria intragável. Deixo aqui um vídeo sobre esta épica cena e um link engraçado acerca desta cerveja fictícia. (*1)
Mas nada que tenha a ver com a "Sol", que até deve ser bem refrescante para dias de calor solarengos. É uma cerveja de cor amarelo dourado, com uma boa formação e retenção de espuma branca e carbonatação média. Com aroma a malte, o paladar é idêntico, sentindo-se pequenas notas cítricas a limão com final um pouco aguado, mas que deve desempenhar na perfeição o seu papel para matar a sede. Cerveja leve com 4,5% ABV.
Nascida no México em finais do sec. XIX, num país que ainda celebrava a sua independência recém-descoberta, dia a lenda que quando o mestre cervejeiro engarrafou o primeiro lote de uma cerveja experimental, este foi iluminado por um raio de sol e decidiu chamá-lo "El Sol". Após a aquisição da cervejaria "El Salto del Agua", a Sol mudou-se para Orizaba no inico de 1900, onde a cerveja, abençoada por usar as águas mais próximas do sol, tornou-se um ícone Mexicano. (*2)
(*1) https://potablepastime.wordpress.com/2014/04/01/cerveza-chango-mexican-lager/
Sem comentários:
Enviar um comentário