A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

O Lúpulo é quem mais ordena


Resultado da colaboração entre a Barona e a Aroeira, a "Vila Morena" chegou ao mercado em 2017 para homenagear Salgueiro Maia. É uma edição limitada e que todos os anos em que Abril se avizinha começa a sua produção. Ora o capitão de Abril que liderou os militares que cercaram o quartel do Carmo, nasceu em Castelo de Vide, no Alentejo, muito perto de santo António das Areias, onde se localiza a cervejeira Barona onde é produzida esta cerveja. Tem uma ilustração do artista Pedro Loureiro,  onde Salgueiro Maia aparece com uma espingarda, em que na vez do tradicional cravo vermelho que simboliza a revolução, aparece uma flor de lúpulo, usada no fabrico da cerveja. 
O "lúpulo é quem mais ordena, ostentando uma revolução de aromas a citrinos e pinho" (*1), (*2)
É descrita como uma India Brown Ale, de cor escura, com reflexos rubi, uma excelente formação e retenção de espuma bege. Aroma estupendo frutado e cítrico. Paladar com notas a caramelo com final de boca seco e sem amargor acentuado. Com 5,6% ABV.
Uma agradável surpresa desta garrafa que aguardava o seu dia, justamente em Abril.

(*1) https://www.meiosepublicidade.pt/2019/04/cerveja-vila-morena-regressa-comemorar-45-anos-do-25-abril/

(*2) https://www.efe.com/efe/portugal/portugal/vila-morena-a-cerveja-revolucionaria-do-25-de-abril/50000441-3949075

Sem comentários:

Enviar um comentário