A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Doce Murmúrio


Permanecemos ainda pela Dois Corvos para avaliar a Murmúrio, que me fez recordar uma antiga canção dos Xutos numa altura que estava a cumprir serviço militar no Lar da Cruz Vermelha Portuguesa que tanto me marcou. Ora contava a letra de uma cidade com uma ponte de ferro apontada ao luar e de uma saudade do lar (na altura recordo o amigo a dizer que a música falaria de Paris, o que faz sentido). Nessa canção "Doce Murmúrio" havia uma parte assim: "Nessa cidade, numa outra noite, já perdido o olhar, ouviu um murmúrio, um doce murmúrio que o fez acordar, procurou por cima, por baixo das pontes, junto às portas ao fechar, por onde passou já só encontrou uma saudade no ar...Longe, longe tão longe do Mar".

E desse doce murmúrio passamos para esta cerveja que sussurra, fala baixinho e é discreta, mas sabe sempre bem. (*1) 


É uma American Amber Ale com 5.6 % ABV, elaborada com lúpulos americanos, de cor âmbar escuro, muito escuro, formação de um dedo de espuma bege com pouca retenção. Sem sedimentação e carbonatação por ai além. Aroma a malte e caramelo. Sabor idêntico a malte e caramelo. Final de boca sem grande amargor e final talvez seco. De corpo leve e equilibrada, mais uma boa cerveja da Dois Corvos.



(*1) https://shop.doiscorvos.pt/collections/permanentes/products/murmurio-american-amber-ale

Sem comentários:

Enviar um comentário