sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Lvivsk 1715


Não esperava encontrar à venda cerveja ucraniana depois do início do conflito militar que opõe esta nação à federação Russa, após a invasão desta em Fevereiro de 2022. É uma guerra que tem deixado o mundo em alerta e extremamente preocupado que com o escalar do conflito não caminhemos para a ameaça nuclear, mas temo que os ponteiros do Doomsday clock se tenham começado a mexer em direção à meia noite. (*1)


À parte deste terror mudemos a agulha para questões mais lúdicas.
A primeira cervejaria industrial em Lviv surgiu em 1715, depois do conde polaco Stanislaw Potocki emitir uma licença aos monges jesuítas para construir uma cervejaria no subúrbio de Lviv, em Cracóvia. Esta data é considerada o início da atividade cervejeira de Lviv.
No tempo da União Soviética, a cervejaria de Lviv tornou-se propriedade do Estado e foi renomeada como fábrica de Kolos. Ao mesmo tempo, a cerveja "Lvivske" recebeu nome oficial e o status de marca registrada. A "Lvivske" manteve a sua qualidade de referência e tornou-se a melhor cerveja da União Soviética.
Após a queda da União Soviética, a fábrica de Kolos foi novamente renomeada como Cervejaria Lviv, e em 1999 tornou-se parte da empresa Baltic Beverages Holding, desde 2008 propriedade do Grupo Carlsberg.
Em 2015, a marca comemorou 300 anos. (*2)
Deixo aqui também uma referencia à bonita cidade de Lviv, fustigada actualmente e aos seus habitantes vitimas inocentes da insanidade da guerra

imagem retirada da reportagem do Washington Post (*3) 

Cerveja com uma garrafa verde muito bonita com relevos e rótulo com um leão dourado com coroa. Remete para uma simbologia algo austera do leste, mas é bem trabalhada.
De cor dourada translúcida, com boa formação de espuma branca e rendilhado que subsiste no copo. Retenção média-baixa. Carbonatação normal.
Aroma bom a malte, fresco e herbal.
Sabor equilibrado e suave, com o dulçor do malte a conduziu o paladar até ao final de boca com algum amargor.
Cerveja leve com 4,7 % ABV
Muito fácil de beber








Sem comentários:

Enviar um comentário