A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Branco (Chimay Triple)


Uma vez já conhecida a irmã mais famosa, a Chimay Blue, chega a vez da white. Esta Triple remonta ao belo ano de 1966 - data em que nosso o Rei Eusébio brilhou no campeonato do mundo de futebol realizado no berço do mesmo; A Inglaterrra - Mas foi lançada em garrafa de 75cl para comemorar o 500º aniversário do principado de Chimay em 1986 e é por isso que em garrafa de 75cl também é conhecida como Chimay "cinq cents". Esta curiosidade foi retirada do site em Português desta conhecida marca, do qual deixo uma nota bastante positiva que me agradou muito e acredito que também aos fans Portugueses da Chimay. (*1)
Com o selo de qualidade que preconiza esta trappist avancei pois com expectativa.
Fazia ideia de ser diferente, talvez mais de acordo com o sabor de algumas Belgas que já saborei. Mas sem demais demoras passemos à minha avaliação. 
Cor âmbar, alaranjada , turva, coroada com uma boa formação de espuma esbranquiçada com tendencia para o bege e com boa retenção de dois dedos.
Aroma saliente a malte, floral, com uma pitada a baunilha e cítrico. 
Sabor aveludado com excelente equilíbrio entre o malte e o amargor, frutada e com um toque a especiarias. Cerveja encorpada com final de boca com amargor que perdura. Lupulada fez-me lembrar uma IPA. 
Uma trappist forte com 8% ABV.
A qualidade esperada desta marca de referência para os amantes de cerveja e com o selo restrito das Trappistes.

Sem comentários:

Enviar um comentário