domingo, 19 de abril de 2020

Coral da Ilha da Madeira

É uma cerveja com uma formação de espuma que dura pouco tempo, de cor dourada, clara e translúcida, tem um aroma maltado típico de uma Lager, é uma cerveja que se nota algum sabor, com ligeiro amargor que se traduz numa cerveja leve, fácil de beber, e ideal para os dias de calor.
É uma cerveja fabricada a partir de maltes e lúpulos de origem Checa. (*1)
É a representante Portuguesa da Ilha da Madeira, e faz parte do portefólio de bebidas da ECM - Empresa de Cevejas da Madeira, que em 1872 lançou o seu primeiro refrigerante: A Laranjada. 
Em 1969 nascia então a cerveja Coral. (*2)

(*1) https://www.cervejacoral.com/portfolio_page/coral-branca
(*2) https://www.ecm.pt/empresa/

sábado, 11 de abril de 2020

Boston Beer Party

Estava eu um dia a beber umas cervejas, quando alguém pediu uma Samuel Adams, aquele nome despertou-me curiosidade, até porque fiquei com a sensação de era uma boa cerveja. Não foi fácil encontrá-la, mas lá a consegui trazer para essa ansiada prova.
Só a título de curiosidade, e deduzindo que o nome esteja ligado a Samuel Adams, que foi um político nascido em Boston e considerado um dos founding fathers dos EUA, a ele se deve possivelmente a constituição da Festa do Chá de Boston, que foi uma acção de protesto de colonos Ingleses na América contra o governo Britânico e no qual se lançou o chá, pertencente a três navios da companhia Britânica das Índias Orientais às aguas do porto de Boston. (*1)
Voltando então a este nosso "Chá" de cevada, é do estilo Vienna Lager com uma excepcional cor Âmbar, com um bom "colarinho" e uma boa retenção de espuma, é uma cerveja que no aroma tem notas florais e cítricas. É engraçado que notei também um aroma a whisky. É uma cerveja com sabor proporcionado pela utilização de lúpulos de origem Alemã (Hallertau Mittelfrueh e Tettnang Tettnanger (*2) e com um ligeiro amargor. 
Apesar de ser uma cerveja Americana com 5.0 % Vol. (*3) a que provei foi a versão produzida em Inglaterra pela Shepherdneame com 4.8 % Vol. (*4).
Conclusão; é uma cerveja que não defraudou as minhas expectativas.

(*1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Adams
(*2) https://www.cervejaetremoco.pt/samuel-adams-boston-lager/
(*3) https://www.samueladams.com/our-beers/originals/lager/boston-lager
(*4) https://www.shepherdneame.co.uk/beer/samuel-adams-boston-lager

domingo, 5 de abril de 2020

Dead Pony Club

A Brewdog Dead Pony Club, é uma Session India Pale Ale elaborada com adição generosa de lúpulos Americanos (*1). 
Sendo o segundo estilo que experimento desta marca Escocesa depois da Punk IPA, é a segunda mais vendida da marca (*2).
Mais uma vez não fiquei desiludido e continuo a ter como grande referência das cervejas artesanais. 
Ao encher o copo, não tem uma extraordinária retenção de espuma, fazendo até um pequeno "colarinho" no seu corpo ligeiramente turvo e âmbar, mas o aroma que emana é uma verdadeira explosão de frutos tropicais, como manga e frutos cítricos como a laranja. 
Tem um sabor marcado pelo lúpulo o que evidencia o amargor, mas com um final leve, refrescante e fácil de beber. (3.8% Alc. Vol.)


quinta-feira, 2 de abril de 2020

East IPA by Brooklyn Brewery




A Brooklyn é uma marca Americana de cervejas artesanais por quem tenho uma especial simpatia. Dos três estilos à venda no mercado nacional só me faltava experimentar a East IPA, depois da Brooklyn Lager e da Brooklyn Naranjito.
Pois esta East IPA de 6,9% de teor alcoólico, apresenta-se de cor âmbar, ligeiramente turva e com uma boa formação de espuma consistente e algo douradora. 
Com notas cítricas e frutadas no aroma.
Na boca notas frutadas e um final com amargor acentuado, fazendo desta cerveja uma IPA agradável.