A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

...e D (Letra)


E depois da letra c...vem a d, uma red ale da cervejaria Letra de cor âmbar escuro, quase cobre ou mesmo avermelhada, turva, com uma formação espectacular de espuma bege e retenção bastante razoável. Aroma a caramelo, a lúpulo, frutado. Sabor caramelizado, lúpulado e final de boca seco, alternando do amargo para a suavidade do caramelo. elaborada com o lúpulo americano da variedade cascade apresenta-se com 6% ABV. Uma cerveja muito bem elaborada.

A origem da Letra leva-nos até ao ambiente académico da universidade do Minho (UM), onde surge a FermentUM, uma spin off da UM, que em 2013 apresentou no mercado esta cerveja com o objectivo de criar no nosso país um maior conhecimento e cultura cervejeira, procurando inovar e elevar o valor da cerveja em Portugal. Em 2015 é criado o conceito Letraria Brewpub onde os amantes de cerveja podem degustar e acompanhar de mais perto o processo de produção. Para além da inovação e procura de novas receitas, contam-se algumas parcerias com outras cervejarias como a Brasileira "Cevada Pura" ou a Portuguesa "Dois Corvos".(*1)

(*1) https://www.cervejaletra.pt/pt/historia

Sem comentários:

Enviar um comentário