A ideia deste blog partiu do meu interesse em cerveja. "Charco" tem a ver com uma cervejaria em Lagos que o meu saudoso Tio gostava e onde eu me sentava com uma caneca a ler o "Blitz", a sonhar em ter uma banda e perdido em pensamentos com uma paixão do liceu. Mais tarde numa viagem à Bélgica a minha irmã mais nova mostrou-me algumas da melhores cervejas do mundo. Aqui falo sobre cervejas que vou provando, locais e outros temas que me fazem recordar momentos, músicas, sitios, filmes ou pessoas.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

C (Letra)...


Temos então neste post, a prova de uma cerveja do Minho; a cerveja letra. Foi das primeiras cervejas artesanais que conheci, nomeadamente no bar Procópio, em Lisboa.(*1)Penso que até seja das primeiras cervejas artesanais a aparecer em Portugal, quando ainda não existia esta abundancia dos dias de hoje. Tem uma imagem de marca original, correspondendo cada letra do abecedário a um estilo diferente. 

Passemos então à avaliação que fiz desta "letra C" Oatmeal Stout: Excelente carbonatação, com formação e retenção de um bom e grande "colarinho" de espuma bege, tive até de aguardar que baixasse um pouco. De cor escura, castanho muito escuro. Aroma a chocolate negro, café. Paladar intenso, com alguma acidez final e amargor definido. Um stout realmente diferente com 5,5%.

Uma vez que referi o bar onde as provei pela primeira vez, sublinho também as quatro "Letrarias" existentes em Vila Verde, Porto, Braga e Ponte de Lima, onde para além da degustação dos diferentes estilos e acompanhar com petiscos e snacks, fazer uma visita à fábrica na companhia do cervejeiro e conhecer o processo de fabrico (Vila verde) (*2)

(*1) https://barprocopio.com/pt/

(*2) https://www.cervejaletra.pt/pt/letraria//letraria-brew-pub-vila-verde

Sem comentários:

Enviar um comentário