(*1) https://www.sulinformacao.pt/2015/07/ah-marafada-cerveja-algarvia/
A ideia deste blog nasceu pelo meu interesse em cerveja. A referência ao "Charco", tem a ver com a cervejaria de Lagos que o meu saudoso Tio me deu a conhecer e onde me sentava com uma bela caneca, ora lendo um jornal de música, ora sonhando em ter uma banda, ora perdido em pensamentos com uma paixão do liceu.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
Olha a Marafada
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Doce Murmúrio
E desse doce murmúrio passamos para esta cerveja que sussurra, fala baixinho e é discreta, mas sabe sempre bem. (*1)
(*1) https://shop.doiscorvos.pt/collections/permanentes/products/murmurio-american-amber-ale
(Braço de) Prata
E continuamos pela Dois Corvos, cervejaria perto da zona do Braço de Prata, precisamente para a prova desta...Prata. E no seu original rotulo, sempre com imensa piada, a Dois Corvos conta-nos a história de uma cavaleiro que em pleno sec. XVII, após perder o seu braço numa batalha engendra outro feito de prata. Bem eu diria que é mais consentâneo referir que aquela zona terá o seu nome devido à antiga fabrica de armamento do Braço de Prata, que produziu entre outras armas, a famosa G3. Mas alguém mais entendido nesta matéria o saberá melhor do que eu. (*1)
Voltando a esta pilsner, a Dois Corvos, apresenta-nos esta receita com uma variedade de lúpulos Alemães de baixa percentagem de alfa-ácidos, que produziram intensos aromas herbais, provenientes do seu uso na fervura e Whirlpool. (*2)
Elaborada com malte pilsner, é uma cerveja de cor amarelo, aspecto turvo, com boa formação e excelente retenção de espuma branca. Aroma muito fresco, cítrico, a limão. Cerveja com paladar floral, um pouquinho de amargor, presença de acidez e carbonatação forte. Com 5.0 % ABV, esta Prata é uma excelente sugestão para os dias tórridos de verão.
(*1) https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1brica_de_Bra%C3%A7o_de_Prata
(*2) https://shop.doiscorvos.pt/collections/permanentes/products/prata-pilsner
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Dois Corvos Gálaxia (e uma Marvila emergente)
Da zona de Marvila, chega-nos a A Dois Corvos, fundada no final de 2013, data em que Susana Cascais e Scott Steffens fundaram a empresa durante a época negra da recessão económica em Portugal, e quando a variedade de cerveja em Lisboa não existia. Em 2014 foi adquirido o equipamento e instalada a fábrica em Marvila. No verão de 2015 foram produzidas e lançadas as primeiras cervejas e no final desse ano o Taproom abriu as portas ao público.
(*1) https://www.doiscorvos.pt/pt/sobre
(*2) https://shop.doiscorvos.pt/products/galaxia-milk-stout
segunda-feira, 9 de maio de 2022
Calling Elvis, is anybody home
"Calling Elvis, is anybody home, calling Elvis i´m here all alone", assim começa a música dos Dire Straits, e foi com ela na cabeça, que sozinho saboreei e procurei a melodia de aromas e sabores desta Brewdog Elvis Juice.
Uma American IPA com infusão cítrica e um toque amargo, que irá levar a tolerância cítrica ao limite. Tem uma base de malte caramelo, que suporta a sobrecarga cítrica de toranja empilhada em cima de lúpulos de aroma intenso. (*1)
Quanto a mim, já andava de olho nesta cerveja e assim que surgiu oportunidade agarrei-a em terras Algarvias. Era a terceira que me faltava a seguir às outras duas mais conhecidas Punk IPA e Dead Pony Club . Esta Grapefruit infused IPA, com 5.1% ABV tem uma cor alaranjada, âmbar alaranjado. Formação de espuma branca e retenção média. com boa carbonatação, turva (mas não muito), aroma optimo frutado, refrescante, cítrico e toranja. Sabor muito refrescante, lupulado e com final de boca com amargor que fica na boca, que se sente, mas é boa de se beber e leve. E já agora porque não saboreá-la ao som desta grande música dos Dire Straits ?
(*1) https://www.brewdog.com/uk/brewdog-elvis-juice-12-x-can