quinta-feira, 20 de julho de 2023
Madrid, Madrid, Madrid...(e viagens de família à capital Espanhola)
quinta-feira, 29 de junho de 2023
Cerveja Nocal e Museu da Cerveja
![]() |
| Copo Júlio Pomar https://www.museudacerveja.pt/museu/ |
Relevo o curioso copo exclusivo do museu assinado por Júlio Pomar, com a forma de uma meia garrafa invertida revestido a vidro, e o próprio museu, que tive oportunidade de visitar e que faz jus ao imenso e rico patrimônio histórico e legado cervejeiro do nosso país, ali se pode seguir em painéis a evolução histórica desta bebida e alude as principais marcas com raízes nacionais. pelo menos assim me pareceu.
No final uma pequena prova de uma Sagres Bohemia em copo de barro que ainda guardo, servida por um monge numa sala a simular uma adega monástica. Apreciei muito e gostaria de lá voltar um dia.
![]() |
| Monge Museu da Cerveja https://www.museudacerveja.pt/museu/ |
![]() |
| Copo de barro oferecido |
Regressando à Nocal, é produzida desde 1960 e a segunda cerveja a ser produzida em Angola e por isso uma marca histórica no país. conhecida pela sua qualidade superior é apreciada pelos consumidores mais exigentes. Celebra os bons momentos de convívio e festa, da noite, do Afrobeat, do Afrohouse, celebra o poder de escolha e de quem sabe o que quer. (*1). Como a Cuca, faz parte do grupo Castel Angola.
É a segunda cerveja de Angola que bebo depois da Cuca, é uma cerveja de cor dourado claro, transparente e boa carbonatação, boa formação de espuma de dois a três dedos de espuma branca, boa retenção, ficando um rendilhado de espuma no copo. Aroma a malte e um bocadinho cítrico. Sabor de malte, um bocadito metálico e com ligeiro amargor no final. é uma cerveja leve e refrescante com 5% ABV. Cerveja fácil de beber e de boa qualidade
(*1) https://grupocastelangola.com/produto/cervejas/nocal/nocal/
quinta-feira, 1 de junho de 2023
Mythos (...e Saudades)
| A minha Jamilinha, para sempre muito especial |
Trouxe-a de Lagos, no Algarve, depois de ter aparecido esfomeada e abandonada em cima de um muro, seguiu-nos, e depois do meu Tio lhe ter dado comida não mais nos deixou e ali ficou pelo jardim da casa da minha Tia. Recordo-me da piada que era vê-la a trepar uma palmeira. A decisão de trazê-la foi das melhoras que tomei na minha vida e este post apesar de ainda me fazer sentir muito triste é também uma homenagem ao amor incondicional que nos deu ao longo de quase 12 anos. Era e será sempre muito especial.
| A Palmeira no jardim da vivenda da minha Tia em Lagos, em que a Jamilita trepava |
Garrafa verde com um rotulo engraçado e com o símbolo de um unicórnio, cor dourada, amarelo, boa formação de um a dois dedos de espuma branca e retenção médio/baixa. Aroma a malte e a milho. Sabor a cevada, malte, refrescante, suave, com algum amargor de boca no final seco. Com 4.7% Vol. de álcool. É uma cerveja refrescante e agradável.
segunda-feira, 22 de maio de 2023
Praxis e tradição cervejeira de Coimbra
![]() |
| Companhia de Cerveja de Coimbra https://www.centralcervejas.pt/pt/sobre-nos/a-nossa-historia/ |
sexta-feira, 12 de maio de 2023
Sabores de Goa
| https://pt.wikipedia.org/wiki/Conquista_portuguesa_de_Goa |
(*1) https://ensina.rtp.pt/artigo/a-conquista-de-goa/
sábado, 6 de maio de 2023
The Mysterious Sister
sábado, 29 de abril de 2023
Cuca Preta (...e a história de Manuel Vinhas, o empresário que fundou a Cuca)
terça-feira, 18 de abril de 2023
Nineteen, Vietname, Saigon...(Bia Saigon)
Um nome da Saigon, fez-me vir à memória o videoclip de uma música que esteve no top dos anos 80, era sobre a guerra do Vietname e repetia-se várias vezes a palavra Saigon. Não sei se quem estiver a ler se recordará, mas tratava-se de uma música em estilo "disco". Esta música cujo titulo era "19" e o seu autor era um tal de paul Hardcastle (algo que só notei passados estes anos todos), abordava precisamente a média dos soldados que eram enviados para esta famigerada e dramática guerra (e qual não é ?)
![]() |
| https://www.warhistoryonline.com/vietnam-war/apocalypse-now-facts.html |
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Ginger Joe
A Ginger Joe foi inspirada pelo "Ginger" Joseph Stone , um bigodudo vendedor de verduras em Londres, e ilustre fundador da nobre House of Stone. Conta-nos a história que Joe era fanático pelo tentador sabor da raiz de gengibre, e que o seu primeiro "mergulho no gengibre" por volta de 1740 produziu uma bebida que chamuscou as pontas do seu bigode, imagem essa imortalizada na garrafa.
A versão que bebi foi a de 4% ABV, mas existe uma, que vi pelo sitio oficial da Stones com uma garrafa igual, mas de 50 cl, e com uns interessantíssimos 8%, simplesmente incrível, e digo já, que se um dia poder provar esta "Stong ginger beer" não me vou fazer rogado, ai não vou não.
De cor dourada claro, formação de espuma de um a dois dedos e uma retenção praticamente nula, que desaparece num ápice (o que é perfeitamente compreensível), o aroma é a gengibre, a ginger ale e a lima limão. Quanto ao sabor faz-me lembrar muito um ginger ale, uma bebida de refresco, adocicado, e com final de boca com ligeiro "piquinho" e ardor na garganta típico do gengibre. Já ouvi dizer que é das melhores ginger beers do mercado, já é a terceira que experimento (a 2ª alcoólica) e acho que é bastante agradável e refrescante de se beber.
https://stonesoriginal.com.au/our-products/stone-s-ginger-joe/
terça-feira, 14 de março de 2023
Doppel Munich - Forte como um Touro
É comercializada em Angola através do grupo Castel Angola, onde penso que também é produzida nas fábricas que pertencem ao grupo, mas fiquei com a ideia de que na verdade, esta marca é originaria da Republica Democrática do Congo, nomeadamente na Bracongo, segundo o site, a sua cerveja preta mais antiga, mas também presente em vários países africanos. (*2)
Sinônimo de potencia, força, virilidade, é a recompensa perfeita para os mais fortes após um dia de trabalho duro. (*2). Palavras presentes no site, assim como no vídeo, cujas imagens representam bem a pujança que se quer associar à Doppel.
Esta cerveja do touro negro, fez-me recordar a brincadeira e o gozo que os meus amigos faziam em relação à cerveja preta, nomeadamente um deles que bebia este tipo de cerveja, por causa da pujança.
Gostei bastante desta cerveja, confesso, com um rotulo bastante engraçado com um touro (a fazer lembra o Ferdinando, filme de animação da Blue Sky Studios), de cor escura, castanho escuro, com formação de espuma bege, retenção média de um a dois dedos de espuma, carbonatação média, aroma de malte tostado, caramelo talvez, talvez um pouco de chocolate. Sabor bastante agradável, de caramelo adocicado e que apesar de ter 6,5% ABV, não se sente nada, é muito fácil de beber e escorrega muito bem. Cerveja algo adocicada e muito agradável mesmo
![]() |
| https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_(filme) |
(*1) https://grupocastelangola.com/produto/cervejas/doppel/doppel/
sexta-feira, 3 de março de 2023
Chag - Inspirada e elaborada com "Lamiat"
| https://www.changbeer.com/lamiat |
(*1) https://www.changbeer.com/brand/?lang=en
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Actimalt
Segundo o que me apercebi e li, as bebidas de malte são muito consumidas em diferentes países africanos e na América Latina (*2) em que não é alheio o facto de serem bebidas nutritivas.
Produzida pela Sociedade Cabo Verdiana de Cervejas e Refrigerantes (a mesma da Strela), é elaborada com malte, agua, cevada, açúcar e caramelo, para além de ter valores energéticos dos quais fazem parte as vitaminas, ferro, proteínas, carbo hidratos, e com valor energético de 149 Kcal. É uma bebida de cor escura, castanho escura, faz uma formação de espuma bege, que vai desaparecendo naturalmente. Boa carbonatação. Aroma a malte, típico das bebidas de malte, sabor a malte, adocicada, agradável e claro sem álcool.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
Staropramen - Espírito de Praga
![]() |
| (*4) Praga (Foto retirada do site oficial.) |
![]() |
| (*4) Staropramen e Praga (Foto retirada do site oficial.) |




















.png)





