A ideia deste blog nasceu pelo meu interesse em cerveja. A referência ao "Charco", tem a ver com a cervejaria de Lagos que o meu saudoso Tio me deu a conhecer e onde me sentava com uma bela caneca, ora lendo um jornal de música, ora sonhando em ter uma banda, ora perdido em pensamentos com uma paixão do liceu.
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Lvivsk 1715
Brahma Malzbier
Singha - Simbologia do Garuda e do Leão Dourado
Hip Hop IPA
Woo-hoo ! - Duff Beer
terça-feira, 28 de novembro de 2023
A Estrela e os Peregrinos (Cerveja Polar )
Imagem retirada do site da Euronews (*1) |
São momentos inesquecíveis o arrepiante momento em que a fadista Carminho entoou a belíssima canção: "Estrela"
ou o enternecedor momento em que uma jovem sorri depois do Papa Francisco se dirigir à enorme multidão de peregrinos que o que se devia fazer quando alguém se vai ou sente embaixo é sempre ajudar a levantá-lo.
(*2) https://es.wikipedia.org/wiki/Polar_(cerveza)
https://empresaspolar.com/negocios-y-marcas/cerveceria-polar/polar-pilsen
quinta-feira, 2 de novembro de 2023
Paisagens do Oeste e por quem não esqueci (Cerveja Ciucas)
Berlengas avistada a partir de Peniche e praia da Areia Branca |
Não podia deixar de fazer aqui uma referencia à memoria da minha querida amiga Celina, sempre tão envaidecida da sua região do Oeste, da Maceira, das suas origens, e que tinha uma relação tão especial com a natureza e a beleza imensa das paisagens que dava a conhecer (como a praia de Santa Rita (*2) através da partilha de fotos enquadradas com ela, igualmente tão bonita. Tal como o Hugo, são amizades que me marcaram e que não esquecerei.
(*1) https://opontodepartida.com/regiao-oeste-de-portugal/
(*2) https://www.playocean.net/portugal/torres-vedras/praias/praia-de-santa-rita-norte
(*3) https://ursus-breweries.ro/en/brands/#marci
sábado, 21 de outubro de 2023
Timisoreana da Romênia
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
Tróia dos meus sonhos... (Cerveja Warrior IPA)
Foto antiga da minha irmã mais velha junto do NSU Prinz do meu Pai naquilo que me parece ser o cais do Jardim da Beira Mar em Setúbal com Tróia no Horizonte |
Hoje em dia a Tróia está muito diferente daqueles saudosos tempos, mas ainda consigo sentir a magia quando lá estou, quando olho para aquele quadro azul do atlântico a perder de vista, de um céu recortado pela serra da arrábida e as suas praias, quando atravesso o ferryboat, ou quando passeio pelo extenso areal e olho para as torres, outrora Magnólia Mar e Rosa Mar, é um bálsamo para a minha alma.
O extenso e paradisíaco areal da praia de Tróia |
Depois da alguma decadência do império da Torralta (*5) e algum abandono, como o prédio (Hotel ? Casino ?) que ficou por construir, apenas habitado pela famosa comunidade de morcegos, veio a fase da Sonae (*6), da implosão de edifícios como aquele que falei agora, da reorganização de espaços verdes e reaproveitamento de alguns prédios, construção de uma marina e de moradias e casas só ao alcance de alguns, para além da deslocalização do cais de embarque/desembarque dos ferryboats ou do preço dos catamarãs. Bem se podem queixar os meus amigos Setubalenses, pois como é frequentemente dito, Tróia deixou de ser para o povo, que de alguma maneira ficou mais condicionado ao acesso daquele paraíso, e é agora dos que têm mais desafogo financeiro. De qualquer maneira quando lá vou ainda vejo alguma vida e um bom movimento dos barcos em direção às praias.
Tróia nos dias de hoje |
Como já referi foi uma óptima ideia ter levado esta cerveja que comprei no Lidl e que de certa maneira pelo rotulo com a imagem de um índio, é uma certa analogia àquilo que Troia já foi, uma península de natureza selvagem e bela, mas muito menos atualmente devido à mão do homem na exploração turística com alguns planos para o futuro de casas e resorts de luxo que temo virem a impactar negativamente em aspectos ambientais e visuais até.
Já tinha experimentado a "Patriot", que penso ser do mesmo fabricante - ao que parece engarrafada na Hungria para o Lidl (*7) - desta "Warrior" IPA que se caracteriza por uma cor âmbar, turva, com um a dois dedos de espuma bege, retenção pouco douradora, deixando um rasto de espuma. Aroma maltado, caramelizado, e talvez a sultanas. Sabor de notas a rezina, biscoitos de manteiga (esta apreciação é uma novidade no blog) e com final de boca amargo e um pouco seco, que perdura. Com 6% ABV é uma cerveja que devido ao aroma e aquele gosto caramelizado, não se assemelha a meu ver a uma IPA, mas pronto é uma cerveja que se bebe especialmente com uma vista tão bonita e repleta de memórias tão boas e doces.
O mesmo local ? a mesma paisagem ? |
(*1) https://gmcaapge.blogs.sapo.pt/rio-azul-8825
(*1) https://www.youtube.com/watch?v=fmCaCGhYNN0
(*2 ) https://setubalmais.pt/os-hovercrafts-do-sado/
(*2) https://www.youtube.com/watch?v=uwAWfpMhCUA
(*3) https://www.facebook.com/setubaldomeucoracao
(*4) https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-internacional-de-cinema-festroia/
(*5) https://www.dn.pt/arquivo/2005/um-imperio-turistico-cheio-de-historias-620734.html
(*6) https://www.nit.pt/fora-de-casa/critica-troia-ainda-cheira-nossa-infancia-esta-diferente
segunda-feira, 2 de outubro de 2023
Benediktiner Hell
*imagem retirada do site https://www.benediktiner-weissbier.de/en/our-history |
https://www.benediktiner-weissbier.de/en/our-history
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Abbaye de Vauclair IPA
sábado, 5 de agosto de 2023
Zambujeira e a rota do Litoral (Abbaye de Vauclair)
Praia da Zambujeira do Mar |
*Fontes das imagens (*1) (*2) (*3) (*4) |
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Irish Craft Pale Ale
Volto a esta marca Irlandesa, depois de ter experimentado a excelente IPA, sendo que por isso as expectativas eram altas. Como já tinha falado nesse post, são exclusivas dos supermercados Lidl e foi de lá que trouxe esta ale Ale. O nome da cervejaria é a Rye River, que produz vários estilos desde 2013 com a chancela The Crafty Brewing Co.
De facto não tenho andando muito entusiasmado com as provas desde a morte da minha gatinha Jamilinha, para além de ultimamente não andar muito bem dos intestinos, o que fez com que bebesse esta cerveja já fora de prazo, mas mesmo assim ainda em perfeitas condições. Começo por dizer que é uma excelente cerveja, o que não era de esperar outra coisa desta marca dos rapazes de bigode, desta vez uma Pale Ale com 4,5% de cor dourada quase âmbar, excelente formação e retenção de espuma branca. Um pouco turva, Aroma frutado e fresco a citrinos, toranja e maracujá. Sabor frutado, refrescante e lupulado mas muito fácil de beber. Amargor em final de boca.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
Madrid, Madrid, Madrid...(e viagens de família à capital Espanhola)
quinta-feira, 29 de junho de 2023
Cerveja Nocal e Museu da Cerveja
Copo Júlio Pomar https://www.museudacerveja.pt/museu/ |
Relevo o curioso copo exclusivo do museu assinado por Júlio Pomar, com a forma de uma meia garrafa invertida revestido a vidro, e o próprio museu, que tive oportunidade de visitar e que faz jus ao imenso e rico patrimônio histórico e legado cervejeiro do nosso país, ali se pode seguir em painéis a evolução histórica desta bebida e alude as principais marcas com raízes nacionais. pelo menos assim me pareceu.
No final uma pequena prova de uma Sagres Bohemia em copo de barro que ainda guardo, servida por um monge numa sala a simular uma adega monástica. Apreciei muito e gostaria de lá voltar um dia.
Monge Museu da Cerveja https://www.museudacerveja.pt/museu/ |
Copo de barro oferecido |
Regressando à Nocal, é produzida desde 1960 e a segunda cerveja a ser produzida em Angola e por isso uma marca histórica no país. conhecida pela sua qualidade superior é apreciada pelos consumidores mais exigentes. Celebra os bons momentos de convívio e festa, da noite, do Afrobeat, do Afrohouse, celebra o poder de escolha e de quem sabe o que quer. (*1). Como a Cuca, faz parte do grupo Castel Angola.
É a segunda cerveja de Angola que bebo depois da Cuca, é uma cerveja de cor dourado claro, transparente e boa carbonatação, boa formação de espuma de dois a três dedos de espuma branca, boa retenção, ficando um rendilhado de espuma no copo. Aroma a malte e um bocadinho cítrico. Sabor de malte, um bocadito metálico e com ligeiro amargor no final. é uma cerveja leve e refrescante com 5% ABV. Cerveja fácil de beber e de boa qualidade
(*1) https://grupocastelangola.com/produto/cervejas/nocal/nocal/
quinta-feira, 1 de junho de 2023
Mythos (...e Saudades)
A minha Jamilinha, para sempre muito especial |
Trouxe-a de Lagos, no Algarve, depois de ter aparecido esfomeada e abandonada em cima de um muro, seguiu-nos, e depois do meu Tio lhe ter dado comida não mais nos deixou e ali ficou pelo jardim da casa da minha Tia. Recordo-me da piada que era vê-la a trepar uma palmeira. A decisão de trazê-la foi das melhoras que tomei na minha vida e este post apesar de ainda me fazer sentir muito triste é também uma homenagem ao amor incondicional que nos deu ao longo de quase 12 anos. Era e será sempre muito especial.
A Palmeira no jardim da vivenda da minha Tia em Lagos, em que a Jamilita trepava |
Garrafa verde com um rotulo engraçado e com o símbolo de um unicórnio, cor dourada, amarelo, boa formação de um a dois dedos de espuma branca e retenção médio/baixa. Aroma a malte e a milho. Sabor a cevada, malte, refrescante, suave, com algum amargor de boca no final seco. Com 4.7% Vol. de álcool. É uma cerveja refrescante e agradável.